segunda-feira, 22 de março de 2010

PORTADORES DE TEXTO

Corujita, a Professora
Jorge Linhaça


Lá no bosque encantado
vive Dona Corujita.
Com seu jeito animado
todo aluno ela conquista

Lá no galho da amoreira
ela fez a sua escola
Corujita é bem faceira
prá ensinar não se enrola

Passa do dia procurando
jeitos novos de ensinar
Quando pode vai brincando
na escola ao luar

A garotada agradece
por tanta dedicação:
fazem sempre uma prece,
lembram dela na oração

Ensinar não é brinquedo,
haja jogo de cintura!
Tem no meio mil segredos:
é preciso ter candura.

Corujita, minha amiga,
é o exemplo que escolhi,
Deus, à todo mestre bendiga,
seja o professor mais feliz!

Quero aqui agradecer
essa classe especial
que de ensinar e aprender
fizeram o seu ideal.

Às amigas professoras
mando pois o meu carinho.
Mulheres batalhadoras
que abrem nossos caminhos

Ao amigo professor
vai também o meu recado
pois são homens de valor
e tão pouco são lembrados.

Aos alunos, amiguinhos,
nunca parem de estudar
sempre tenham mui carinho
por quem vem lhes ensinar

E agora já me vou,
Corujita está chamando,
pois o sinal já tocou
e na classe vou entrando


1. A que gênero textual se refere o texto “Corujita, a professora”?
(a) Conto.
(b) Poesia.
(c) Jornalístico.
(d) História me quadrinhos.

Justifique sua resposta:



2. Na quinta estrofe a expressão jogo de cintura significa:
(a) Continuar fazendo a mesma coisa.
(b) Arrumar um jeito novo de fazer algo.
(c) Brincar de dançar
(d) Aprender um jogo novo.


(D) De que assunto se trata o texto?


(E) O que dona Corujita está sempre procurando?



(F) O texto mostra que ensinar é algo fácil? Por quê?