domingo, 14 de março de 2010

DIA DA ÁGUA

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
As chuvas, enxurradas e drenagem mal feita: lavam os vegetais e os solos que estão impregnados de defensivos agrícolas, levando-os para os rios e lagos, envenenando a água.
Detergentes: a maioria dos detergentes possui substâncias orgânicas sintéticas e fosfatos, podendo provocar alergias e doenças de pele. Quando lançados nos rios causam a formação de espumas, impedindo a evaporação das águas. Além disso, quando não são biodegradáveis, os detergentes vão se acumulando no meio ambiente.
Despejos industriais: grande número de indústrias geram afluentes líquidos, cada qual contendo diferentes substâncias químicas que podem causar a poluição das águas, se forem lançadas sem tratamento.
Fossas: quando construídas próximas aos lagos, rios e cisternas, contaminam o lençol d’água.
Esgotos: o lançamento de esgotos na água traz conseqüências nocivas à saúde dos homens e dos animais, pela presença de organismos causadores de doenças tais como: diarréias, micoses, hepatite, etc. pode também causar a morte da flora e da fauna aquáticas.

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA CONTAMINADA
Esquistossomose (barriga d’águas): através de banhos em água contaminada.Ancilostomose (amarelão) e ascaridíase (lombriga): através de frutas e hortaliças regadas com água contaminada.Tifo (doença infecciosa) e disenteria (perturbação intestinal, diarréia).

COMO DIMINUIR A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
Evite o uso excessivo de detergentes. O sabão de barra polui menos e limpa do mesmo jeito. Não jogue papel higiênico, cigarros, toalhas e guardanapos de papel, fraldas descartáveis, dentro do vaso sanitário. Evite o uso de fertilizantes e inseticidas químicos nas lavouras. Se for necessário, use em quantidade moderada e fora do período de chuvas. A água lava a lavoura levando para os rios e lençóis freáticos os produtos químicos, poluindo-os. Nunca jogue lixo nas águas.
ÁGUA UM LÍQUIDO PRECIOSO
Nem toda água serve para o consumo. A água que pode ser consumida é a que sesta livre de impurezas, sendo chamada de água potável. Em certos lugares, geralmente pouco habitado é possível encontrar rios com águas cristalinas. As águas dos rios próximo das cidades tornam-se poluídas por resíduos químicos de indústrias. Esses resíduos prejudicam os seres vivos que habitam esses rios.
A água contaminada possui seres bem pequenos chamados microorganismos, que podem transmitir doenças às pessoas e são vistos através de microscópio. Essas águas contaminadas muitas vezes parecem limpas, pois não tem cheiro, nem gosto, mas ela contém os seres transmissores de doenças. A água poluída e a água contaminada não devem ser utilizadas, pois podem provocar sérios prejuízos à saúde.
Geralmente, a água que chega até as casas passou pelas estações de tratamento de água. Ela é retirada dos rios e feita um tratamento por vários tanques onde é misturado a cal e o cloro, para ajudar no processo de purificação dos micróbios da água. Depois é colocada em grandes reservatórios e distribuída à população através de canos e caixas d’ água até chegar à torneira. Podendo, portanto nesse trajeto adquirir algumas impurezas e assim ela deve ser filtrada ou fervida tornando-se potável para ser bebida.
Nos lugares onde não existem estação de tratamento de água as pessoas consomem água de bicas, minas, fontes ou constroem poços, devendo a água ser filtrada e fervida para ser consumida.

ATIVIDADES
1. - para que serve a água?
2. - de onde vem à água que você toma na escola e em casa?
3. - por que não podemos beber água que não seja filtrada?
4. - com a água contaminada podemos cozinhar e lavar alimentos? Por quê?
5. - podemos viver sem água?
6. - o que acontecerá com os seres vivos (plantas, homens, animais) se não houver mais água na terra? Por quê?
7. - onde podemos encontrar na natureza a água?
8. - você sabe como é tratada a água que chega a nossas casas?
9. Onde não tem água tratada de onde vem a água que as pessoas bebem?