terça-feira, 30 de março de 2010

POESIA - NOME DA GENTE


1) Leia o texto abaixo:

NOME DA GENTE
Pedro Bandeira

Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?

Eu não gosto
do meu nome,
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei por que se metem
com um nome que é só meu!

O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho
vai chamar
como o vovô,
mas ninguém vai perguntar
o que pensa
o coitadinho.

Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele!

Quando eu tiver um filho,
não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande
ele que procure um!

Cavalgando o arco-íris. Pedro Bandeira. São Paulo, Moderna, p. 14.

2) Responda de acordo com o texto acima:

a) Que tipo de texto é esse?

____________________________________________________________

b) Qual é o tema deste texto?

____________________________________________________________
c) Quem é o autor?

____________________________________________________________

d) Este texto possui rima, ou seja, a repetição de um som no final de dois ou mais versos. Identifique em cada estrofe as palavras que rimam e copie abaixo:

1ª estrofe: ______________________ e ______________________ .
2ª estrofe: ______________________ e ______________________ .
3ª estrofe: ______________________ e ______________________ .
4ª estrofe: ______________________ e ______________________ .
5ª estrofe: ______________________ e ______________________ .