domingo, 25 de abril de 2010

DATAS COMEMORATIVAS - DIA DO TRABALHO

DIA DO TRABALHO

No século passado, os operários trabalhavam dez, doze, quinze e até dezoito horas por dia. Eram homens, mulheres e crianças que recebiam baixos salários para trabalhar em lugares sujos, mal-iluminados, com pouca ventilação e sem segurança.
Essas más condições provocaram manifestações de descontentamento por parte dos operários, e muitas greves aconteceram.
Nos Estados Unidos, em 1887, acontece um conflito entre policiais e operários grevistas, resultando em mortes de ambos os lados. Em 11 de novembro daquele mesmo ano, os líderes dos sindicatos de trabalhadores foram julgados e condenados à morte, na forca. Essa brutalidade estimulou ainda mais os operários norte-americanos a lutarem por melhores condições de trabalho. Em consequência disso, no dia 1° de maio de 1890, o Congresso norte-americano aprovou uma lei que limitava o trabalho diário em apenas 8 horas. A partir daí, essa data seria comemorada em todo o mundo, como o Dia Mundial do Trabalho.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Trabalhador é todo aquele que produz alguma coisa em benefício da sociedade. Assim, o médico, o professor, o lavrador, o operário da fábrica, o sapateiro, o estudante, a empregada doméstica são igualmente trabalhadores.
O valor do salário mínimo nacional é estabelecido e reajustado pelo governo federal brasileiro. O salário mínimo passou a vigorar no Brasil a partir de 1º de maio de 1940 (criado pelo decreto lei nº 399 de abril de 1938), durante o governo de Getúlio Vargas.
O valor do salário mínimo nacional, a partir de 1 de fevereiro de 2009 é de R$ 510,00 (Quinhentos e dez reais).

ATIVIDADES:

1 – Assinale a alternativa correta:
a) Os operários do século passado se revoltaram contra seus patrões por que:
( ) Por excesso de carga horária, baixa remuneração e falta de segurança.
( ) Carga horária de oito horas, bom salário e boas condições de trabalho.
( ) Não sabiam trabalhar nas máquinas.

b) Em 1887, acontece um conflito entre policiais e operários grevistas este conflito aconteceu em que pais:
( ) Paris ( ) França
( ) Estados Unidos ( ) Brasil

c) Foram condenados a forca por causa desta manifestação:
( ) os operários grevistas ( ) os policiais.
( ) os lideres sindicais

d) O então presidente Artur Bernardes, criou um decreto tornando oficial a data de 1º de maio como dia do trabalho. Isto aconteceu em:
( ) setembro de 1885
( ) setembro de 1925
( ) novembro de 1925

Responda em seu caderno:
2 – O que é Cesta Básica?
3 – O que é Salário Mínimo?
4 – Pra que serve uma carteira de trabalho?
5 – O que são leis trabalhistas?